:: Semi-Árido

Animação feita em flash

Boa Noite! Quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Projetos


PROJETO BARRAGINHA

 No Piauí, o período de estiagem afeta extensas áreas do semi-árido, colocando em dificuldades a sobrevivência de um grande contingente de produtores rurais, principalmente do semi-árido, sendo declarada na região, sistematicamente situação de emergência, sendo necessária à distribuição de cestas básicas mensais para alimentação e nutrição de suas populações, como também abastecimento de água com carro pipa.

A Coordenadoria de Convivência com o Semi-árido do Governo do Piauí e várias outras entidades públicas e privadas e organizações não governamentais, vêm envidando esforços na busca de soluções duradouras, sustentáveis através de parcerias e com o envolvimento e participação popular. Neste sentido, o Projeto Acesso a água para a produção de alimentos para consumo – “Segunda Água”, por meio do Sistema de barraginhas, se caracteriza como mais uma dessas alternativas de reduzir o problema da falta de condições adequadas à produção agrícola na região semi-árida. Trata-se de uma tecnologia que trás como novidade a captação e o armazenamento de água de chuva na superfície do solo e também no subsolo.

>>>Veja o projeto completo

 PROJETO BANCOS DE PROTEÍNAS

O Programa Permanente de Convivência com o Semi-árido vem apresentando algumas alternativas com ênfase na reforma agrária, no fortalecimento da agricultura familiar, no acesso a equipamentos para captação e armazenamento de água de chuva, na educação para convivência com o semi-árido, no desenvolvimento e apropriação de pesquisas e tecnologias adaptáveis, na melhoria dos serviços sociais básicos, no incentivo ao beneficiamento e comercialização da produção agrícola e não agrícola, na promoção e valorização da participação popular para o fortalecimento do controle social. É neste cenário de escassez de água até para beber que sobrevivem à maioria das famílias piauienses.

O presente projeto objetiva amenizar as dificuldades vivenciadas pelos pequenos criadores do semi-árido piauiense, principalmente na melhoria das pastagens para caprinos e ovinos no período seco e a respectiva implantação dos BANCOS DE PROTEÍNAS para suplementação alimentar dos animais.

>>>Veja o projeto completo



Criação, Desenvolvimento e Hospedagem: